Formado em Engenharia Civil, MBA Controller e especialização em Gestão Estratégica e Qualidade. 35 anos de experiência no Banco do Brasil, com atuação nas áreas de Controladoria e Estratégia. Atuando hoje como gerente de desenvolvimento de negócios na T.O. Brasil.
Representa clientes em questões tributárias complexas, com foco em consultoria para tributos diretos e internacionais. Seu trabalho abrange projetos de estruturação, reorganizações societárias, operações internacionais (inbound e outbound) incluindo fusões e aquisições análises de estruturas, revisões tributárias de modelos, avaliações de exposições fiscais e emissão de títulos de dívida no Brasil e no exterior.
Maria Cristina Navarro Lins Paul
Profissional formada em Ciências Contábeis, com especialização em Contabilidade Gerencial e Auditoria, e MBA em Administração de Empresas. Possui ampla experiência na elaboração de demonstrações financeiras consolidadas para companhias de capital aberto (CVM e SEC). Atua como gerente do departamento de Relatórios e Normas Contábeis da Companhia Paranaense de Energia – Copel, onde lidera a implementação da automatização dos processos de elaboração das demonstrações financeiras e demais relatórios corporativos.
Profissional com mais de 25 anos de experiência em consultoria e tecnologia da informação.
Responsável pelo desenvolvimento de projetos de Consolidação Societária, Notas Explicativas, Reconciliação Contábil, Planejamento Orçamentário, Rentabilidade e Custos, Analytics e Inteligência Artificial.
Diretor executivo de novos negócios para Oracle América Latina, com mais de 20 anos de experiência em Gestão de Informações e Finanças, desenvolvendo habilidades em liderança de equipes e estratégia de negócios.
Atualmente é responsável por desenvolver estratégias de mercado e posicionamento para soluções de última geração para finanças (ERP & EPM) na região. Anteriormente, liderou equipes e desenvolveu soluções de gestão de desempenho para clientes como Líder de Performance Management na Ernst & Young (EY).
Liderou unidades de negócios em grandes provedores de tecnologia, como Cognos, IBM e Oracle, onde desenvolveu estratégias de negócios e liderou equipes de alto desempenho. Além disso, atuou como Controller na Indústria de Mídia e Entretenimento, onde aprimorou sua expertise em gestão de desempenho e finanças.
Formado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Finanças e MBAs em Gestão de Informações e Controle e Gestão de Desempenho.
Formado em administração pela UERJ
MBA em Finanças e Gestão Tributária pelo IBMEC
Há 16 anos na área tributária na indústria de O&G, com experiência nas atividades de orientação, planejamento, societária, fusões e aquisições.
Mestrado em Direito Tributário pelo Ibet-SP
Procuradora da Fazenda Nacional, Coordenadora-Geral de Negociação da PGFN
Vânia Maria da Costa Borgerth, é contadora, conselheira de administração certificada pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e vice-coordenadora de Relações Internacionais do CBPS (Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade)
- Diretora do IESBA (International Ethics Standards Board for Accountants), membro do Conselho de Administração e Presidente do Comitê de Auditoria da SHIFT Project; Board Member da International Foundation for Valuing Impacts - IFVI. Prêmio “Profissional do Ano – Contabilidade” pela ANEFAC – Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade – Ano 2022
- Coordenadora da Comissão Brasileira de Acompanhamento do Relato Integrado – CBARI . Representante do CBPS no Sustainability Standards Advisory Forum (SSAF) do ISSB. No BNDES, exerceu várias funções executivas como Contadora Chefe (2004-2011), Assessora da Presidência (2011-2016) e Superintendente de Controladoria (2016-2018). Membro do Comitê de Auditoria do Banco Santander S.A. ( jun 2021 a abr 2024).
- Representante do IBGC no IRCC – Integrated Reporting and Connectivity Council (ex-IIRC) e coordenadora do Pilar “Transparência” da Agenda Positiva de Governança e membro da Comissão Coordenadora da revisão do Código de Melhores Práticas de Governança Corporativa (6ª. Edição). Membro do Expert Panel do A4S – Accounting for Sustainability.
- Membro da Delegação Brasileira no UNCTAD/ISAR (International Standards for Accounting and Reporting) desde 2007, tendo atuado como chefe da Delegação (2013-2020), presidente da 32ª. Reunião Anual e Vice-presidente/Relatora da 36ª. Reunião Anual. Presidente da Aliança Regional Latino Americana do ISAR (ARL) para o período 2024-2025.
- Coordenadora Operacional do Grupo de Trabalho sobre Relato Integrado do Conselho Federal de Contabilidade que resultou na OCPC no. 09 (Resolução 14/20 da CVM) (2018/2019)
- Representante do Brasil no Advisory Council do IFRS (2015-2020) e no Consultative and Advisory Group do IAASB e IESBA– órgão internacional de normas de auditoria e ética contábil (2010-2020). Participante do W-CFO Brasil, no WCD e no 30% Club
- Doutoranda em Contabilidade pela FUCAPE Business School. Mestre em Administração com MBA em Finanças pelo IBMEC-RJ (1998) e em IFRS pela FIPECAFI (2022). Possui certificação internacional em IFRS pela Association of Certified Chartered Accountants – ACCA (2012). Especialista em Contabilidade pela FGV-RJ (1988-89). Autora do livro “SOX: entendendo a Lei Sarbanes-Oxley” publicado pela Editora Thomson Learning em 2006.
Contador; Pós-graduado em Contabilidade Pública; Diretor do ERPAC, empresa especializada em contabilidade pública e consultoria jurídica para administrações municipais; atua como instrutor/palestrante em eventos técnicos nas áreas de Orçamento e Finanças Públicas, Controle Interno e Contabilidade Aplicada ao Setor Público, além de consultor financeiro e contábil de diversas Prefeituras e Câmaras Municipais de Sergipe.
Foi Presidente do CRCSE (2010–2013), Conselheiro e Vice-Presidente do CFC em diferentes gestões, é Presidente do CFC (2022/2023), Coordenador do Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas – Conselhão (2023/2026) e Presidente da União dos Contabilistas e Auditores de Língua Portuguesa (Ucalp) (2025/2026).
Coordenador-executivo da Comissão de Auditoria e Normas Contábeis (CANC), possui experiência de mais de 30 anos nas áreas tributária e financeira em instituição financeira de grande porte.
Atual Diretora Executiva de Mercado de Capitais da ABRASCA, tem mais de 30 anos de experiência em projetos, desenvolvimento de mercado e internacionalização em segmentos de mercado de capitais, Infraestruturas de Mercados Financeiros e empresas de Tecnologia. Atuou na BOVESPA/BM&FBOVESPA (atualmente B3), na Bolsa de Valores e na Clearing do Chile (atualmente Nuam), na CERC e na AVIVATEC.
É também conselheira fiscal do CIEE, membro do comite de ética da Ancord e co conselheira consultiva da AVIVATEC.
Foi consultora de bolsas de valores e da Federação Ibero-Americana de Bolsas, e lidera iniciativas de liderança feminina na WCG global, WCD Brasil, 100WF e é Líder do Grupo de diversidade no Mercado Financeiro do LAB de Inovação Financeira da CVM.
Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT). Pós-graduada em Direito Processual Civil pelo Curso de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE) da PUC-SP. MBA em Gestão Tributária pela USP/Esalq. Professora da pós-graduação do Insper. Pesquisadora do Núcleo de Tributação do Insper.
Doutorando e mestre em Direito Tributário pela Universidade de S. Paulo (magna cum laude). Mestre (LL.M.) em International Tax Law na Vienna University of Economics and Business (passed with honours). Pós-graduado em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Advogado. Professor em cursos de pós-graduação, no Brasil e no exterior.
Giancarlo Chamma Matarazzo assessora clientes nacionais e estrangeiros de diversas indústrias. Sua atuação está concentrada em Direito Tributário nacional e internacional, destacando-se sua expertise, principalmente, em planejamento tributário e sucessório; tratados internacionais; processos administrativos e processos judiciais, além de questões ligadas a imposto sobre a renda de pessoas físicas, pessoas jurídicas e de não-residentes; tributos federais; tributação de operações de fusões e aquisições; tributação de operações financeiras e de mercados de capitais e contabilidade.