Eliete Martins

Eliete é sócia da KPMG que lidera projetos de Governança Corporativa, Controles Internos e Implementação da Lei Sarbanes-Oxley no Brasil.

Profissional com mais de 20 anos de experiência, bacharel em Ciências Contábeis e Administração de Empresas pela USJT, possui MBA em Gestão pela FDC e desenvolvimento em liderança pela Georgetown University | MC Donough School of Business.

É membro do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC e Coordenadora da Comissão de Finanças e Contabilidade do IBGC.

Atua como palestrante em diversas instituições e eventos de renome no mercado e é professora dos módulos de Governança Corporativa, IPO Advisory, Controles Internos e SOX na Risk University da KPMG do Brasil.

Marcos Martins

Marcos faz parte da na prática de Digital Assurance com experiência em liderar projetos de auditoria externa em empresas globais de grande porte e FPIs Brasileiras, tendo nos últimos 5 anos mais de 250 mil horas de projetos relacionados com ICFR attestation em conformidade com os requisitos da lei Sarbanes Oxley. Ao longo de sua carreira, Marcos se especializou na avaliação e melhoria de processos, avaliação e implementação de controles internos, governança de tecnologia da informação, avaliação de riscos, processos de TI e de negócios.

Atuando na PwC há mais de 24 anos, Marcos teve a oportunidade de ganhar experiência numa ampla gama de projetos para uma série de indústrias diferentes, em ambientes complexos e de alto volume de processamento, principalmente em telecomunicações e tecnologia.

Com experiência internacional, passou um período trabalhando nos EUA (Boston) e teve a oportunidade de fazer parte de uma equipe de elite focada em revisões de segurança em ERPs (Oracle EBS e SAP) e avaliação de controles internos de tecnologia da informação.

Marcos lidera a prática de Digital Assurance & Transparency da PwC Brasil com aproximadamente 300 profissionais e 400 mil horas de projetos, incluindo iniciativas relacionadas com o contínuo processo de melhoria da qualidade dos trabalhos de auditoria, metodologia, treinamento, desenvolvimento da prática e materiais de apoio para revisões técnicas em ambientes de tecnologias variados.

Maurício Colombari

Sócio da PwC Brasil, líder da área de sustentabilidade e de ESG, responsável por projetos de consultoria em ESG e asseguração de informações ambientais, sociais e de governança corporativa.

Possui mais de 15 anos de experiência em relatórios corporativos. É pioneiro na implementação do relato integrado no Brasil, atuando como facilitador nos projetos pilotos internacionais do IIRC. Autor de diversos artigos e publicações acerca de relatórios corporativos de temáticas não financeiras. Coordenador de estudos e pesquisas sobre o tema, incluindo as “Divulgações ESG no IBOVESPA”, em parceria como IBRACON, e “ESG para executivos de finanças”, em parceria com o IBEF.

Maurício ingressou na PwC em 1992 no escritório de São Paulo. Fez intercâmbio profissional no escritório da PwC em Zurich, na Suíça, e passou pelos escritórios regionais de Campinas e Porto Alegre.

Maurício é administrador, contador e possui MBA em finanças. Possui especializações em estratégia pela Insead, ”Digital Transformation” pelo MIT, “Sustainability management” e “Net-zero transformation” pela Universidade de Cambridge, e “Leading Sustainable Corporations” pela Universidade de Oxford.

Rodrigo Araújo Alves

Rodrigo Araújo Alves é bacharel em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, é bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Moraes Júnior Mackenzie Rio, possui MBA pela Fundação Getúlio Vargas e é Mestre em Finanças pela HEC Paris.

Ele é Conselheiro de Administração Certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC); é Contador Certificado pelo Estado de Washington, Estados Unidos (CPA); é certificado em
Controles Internos (COSO) pelo American Institute of Certified Public Accountants (AICPA); e certificado em IFRS (CertIFR) pela Association of Chartered Certified Accountants (ACCA). Ele também fez cursos de gestão, liderança e finanças no INSEAD, Chicago Booth, Singularity University, Fundação Dom Cabral, CFA Institute e MDT International.

Rodrigo trabalhou na Petrobras de 2007 a 2023, ocupando diversas posições na função financeira, com destaque para Diretor Executivo Financeiro e de Relacionamento com Investidores (CFO) do Grupo de 2021 a 2023 e Chief Accounting and Tax Officer, de 2017 a 2021.

Também foi Conselheiro da Associação Brasileira de Companhias Abertas (ABRASCA) e atuou como conselheiro e presidente do conselho em diversos conselhos fiscais.

Rafael Rodrigues Suzano

Rafael Rodrigues Suzano, Diretor Financeiro da Cosan S.A., membro de Conselho Fiscal e Comitê de Auditoria, contador com pós-graduação em Gestão Financeira pela FGV, possui mais de 23 anos no mercado financeiro, contábil e fiscal.

Atuou por 4 anos nas áreas contábil, fiscal e administrativa do Hospital Samaritano, 7 anos em auditoria externa com especialização no setor elétrico seguindo as normas brasileiras e internacionais de contabilidade e auditoria pela KPMG e 12 anos no Grupo Cosan, sendo 3 anos na controladoria e planejamento tributário da Rumo e 9 anos na Cosan nas áreas de controladoria, planejamento tributário, FP&A e controles internos

Nicolaj Sebrell

Nicolaj serves as Director Investor Relationship, EMEA, for ISSB. Previously, he worked in ESG Corporate Ratings as the head of a team of about 25 analysts covering Energy, Materials, and Utilities where he updated the methodology revision process to better align the corporate ratings methodology with ESG disclosure reporting standards as well as improve efficiency and clarity. He brings 20 years of buy and sell-side asset management experience covering a variety of industries in Europe and the Americas. He spent several years analyzing natural resource companies while also doing global asset allocation strategy with a focus on sustainable investing at the Discretionary Fund Management unit of St. James Place in the UK. Earlier, he worked for 13 years at Morgan Stanley as a top-3 Institutional Investor ranked equity analyst heading up the firm’s Latin America infrastructure and transportation team. Nicolaj served five years as a submarine officer in the US Navy. He holds a B.E. in Electrical Engineering from Vanderbilt University, an MBA from New York University, the CFA designation, and the CFA ESG certificate.

In his free time, he enjoys photography, live music, the gym, and spending time with his family exploring the outdoors.

Marcio Rost

Marcio Rost é membro da Comissão Nacional de Normas Técnicas do Ibracon e sócio da área técnica em firma de auditoria, com experiência e formação em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS).

Tadeu Cendon

Tadeu Cendon é membro do International Accounting Standards Board (IASB) desde julho de 2019. Antes foi sócio da PwC Brasil da área de Accounting and Consulting Services (ACS), onde trabalhou por 30 anos. Foi sócio responsável pela auditoria de grandes clientes, incluindo emissores privados estrangeiros (FPIs) e líder técnico de IFRS no Brasil; e um dos socios designados pela PwC Global como ACS Partner. Atuou por muitos anos como diretor do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON), bem como membro da Comissão de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Tadeu também foi membro do Conselho de Regulação dos Fundos de Private Equity da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA).

Tadeu é bacharel em contabilidade e administração de empresas, pós-graduado em finanças e mestre em contabilidade.

Amaro Gomes

Consultor, Membro de comitês de auditoria, Conselheiro Técnico da DEEP ESG, Board Member do IASB (2009-2019), Chefe do Departamento de Regulação do Banco Central do Brasil (1992-2009), Secretário de Governança de Estatais Federais (2020-2021), Auditor com Pwc (1986-1992)

Luciana Aguiar

28 anos de experiência profissional multidisciplinar, 18 anos em auditora de tributos e consultoria tributária e 10 anos na advocacia tributária e societária contábil.

Professora em cursos de Direito Tributário e Pesquisadora na linha de Governança Corporativa.

Autora do livro: Governança Corporativa Tributária - Aspectos Essenciais. São Paulo: Editora Quartier Latin, 2016.

Bruno Salotti

Bruno Salotti é graduado, mestre e doutor em Ciências Contábeis pela FEA/USP e graduado em Ciências Atuariais na mesma instituição. Atualmente é Vice-chefe do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP e Coordenador do Laboratório de Contabilidade Internacional da FIPECAFI. Possui Certificação em IFRS emitida pelo ACCA – Association of Chartered Certified Accountants e Certificação de Conselheiro Fiscal emitida pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Pesquisador e parecerista em assuntos relativos à matéria contábil societária e internacional. É membro de Conselhos Fiscais de diversas companhias. É co-autor do livro "Contabilidade Financeira", editado pela Ed. Gen/Atlas em 2019. Colaborou na redação e revisão de capítulos do Manual de Contabilidade Societária: Aplicável a todas as Sociedades de acordo com as Normas Internacionais e do CPC – 3ª Edição – 2018 e 4ª Edição – 2022. Foi membro da Comissão Julgadora do Troféu Transparência, de 2018 a 2021. É autor e co-autor de diversos artigos publicados em congressos e periódicos da área contábil.

Luiz Murilo Strube Lima

Alexsandro de Lima Tavares

Graduado em Ciências Contábeis pela UNISINOS com MBA em Gestão de Varejo pela FGV e MBA em Docência e Educação Profissional pela FACOS.

Experiência na área de controladoria em mais de 26 anos, sendo 22 anos no setor de Varejo. Atuando como Gerente Sênior de Contabilidade em Lojas Renner, passando por diferentes funções na área de controladoria, com participação em projetos estratégicos entre aquisições e novos negócios, com atuação em operações internacionais América Latina e China.

Membro de comitês técnicos na CANC – Comissão de Auditoria e Normas Contábeis da ABRASCA, IDV-Instituto para o Desenvolvimento do Varejo. Trabalhos voluntários realizados pelo Instituto Lojas Renner e Associação dos Colaboradores.

Eliseu Martins

Professor Emérito das FEAs da USP (São Paulo e Ribeirão Preto)
Ex-Diretor da CVM (2 gestões) e do Banco Central
Autor e Parecerista

Eduardo Flores

Professor do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP. Coordenador Técnico do CBPS. Membro do CPC. Membro do Advisory Council of IFRS Foundation. Consultor e Parecerista

Onara Lima

Formada em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade do Vale do Paraíba, em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Paulista, com especialização em Gestão de Pessoas (ênfase em liderança organizacional) pela FIA e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, Curso ESG: Como Repensar e Inovar os Negócios pelo IBGC, Sustainable Business Strategy  - Harvard Business School  e Programa Avançado em ESG na Saint Paul, Programa “ESG na Sala do Conselho” da FDC, Curso de Conselheira IBGC (abril – julho 2023).

Atua há 20 anos em Gestão Ambiental e Sustentabilidade, durante esse período, trabalhou em empresas como Gerdau, Suzano, Ambipar e atualmente está a frente da área de Sustentabilidade ESG do Grupo CCR. Membro do CBPS – Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade, Membro da Comissão ESG da ABRASCA e Conselheira Deliberativa do Instituto Capitalismo Consciente, Membro do IESBA Sustainability Reference Group (SRG).

Outras atuações:

Professora convidada: FDC (Participação nos cursos de MBA para falar sobre Sustentabilidade no mundo corporativo), IBGC (Case no curso Sobre Comitês de Sustentabilidade), LEC Disciplina Implantação do ESG Case Prático, Professora na TREVISAN MBA Executivo em ESG e Impact.  Professora convidada ESPM. Membro da Academia Europeia da Alta Gestão.

Participação em diversos Fóruns, Eventos relacionados ao tema Sustentabilidade / ESG - como advisory board, palestrante, debatedora ou mediadora.

Coautora dos livros: “Essas Mulheres Sustentáveis” Capítulo sobre ESG no BOARD das Companhias, 7°Edição da Série “Histórias de Sucesso”, Gestão de Pessoas: Raridades – Editora Roda da Kika, Capítulo sobre Liderança com Valores Compartilhados   e Primeira Edição do Livro: Mulheres ESG - Editora Leader, Capítulo: Trajetória e Evolução na Jornada ESG.

Trabalhos Voluntários:

- Projeto “Escola de Impacto” / - ABRAPS – Programa Fellow Mentoria / - IVG – Instituto Vasselo Goldoni - Mentora colaborativa NÓS POR ELAS

Patrick de Oliveira Matos

Diretor de Práticas Contábeis da Natura &Co, contador registrado no Brasil e nos Estados Unidos (CPA). Membro do Global Preparers Forum do IASB e membro convidado do Comitê de Pronunciamentos Contábeis do Brasil. Coordenador da Comissão de Informações ESG de Normas Climáticas da FGV. Auditor independente tendo atuando no Brasil e nos Estados Unidos e membro do grupo de práticas profissionais e capital markets

Edison Fernandes

Edison Fernandes, doutor em Direito pela PUC/SP, professor da FGV e sócio do Fernandes, Figueiredo, Françoso e Petros Advogados.